Corregedoria da Justiça de MT capacitará 142 cartorários interinos

Corregedoria da Justiça de MT capacitará 142 cartorários interinos

Já estão definidas as datas e horários da capacitação a ser realizada pela Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) de Mato Grosso para os 142 cartorários que respondem interinamente pelas serventias do foro extrajudicial do Estado, que ainda estão sem titular. O grupo foi dividido em quatro turmas, duas com 35 integrantes e duas com 36. Nos dias 15 e 16 de setembro serão treinadas duas turmas, a primeira das 9h às 11h e a segunda das 14h às 16h. Nos dias 17 e 18 serão atendidas mais duas turmas, sendo uma das 9h às 11h e a outra das 14h às 16h. 

A capacitação será por meio de videoconferência, com a apresentação do webinar – Encontro sobre a Gestão Administrativa das Serventias. Serão tratados temas como Normas relativas ao Foro Extrajudicial (Fiscalização, atribuição da serventia de Paz e Notas); Cadastro de empregados (Novas funcionalidades do Balanço Mensal do Sistema de Gestão Integrada dos Foros Extrajudicial e Judicial – GIF); O Papel da Auditoria de gestão na fiscalização; dentre outros assuntos. 

De acordo com a auditora da CGJ, Renata Bueno, a necessidade da capacitação foi identificada após a Auditoria assumir a função de fiscalizar o balanço das serventias, em relação às despesas, em junho deste ano. “Percebemos que as inconsistências nas informações lançadas no sistema ocorriam principalmente por desconhecimento dos cartorários interinos e de seus servidores”.

Ela explicou ainda que a capacitação terá outras etapas, como integração entre magistrados e cartorários e ainda uma terceira ação voltada para os gestores das comarcas, estas últimas previstas no plano de gestão biênio 2019-2020. Nas comarcas, uma das atribuições do juiz diretor do Foro é de corregedor permanente, que tem como função fiscalizar os cartórios extrajudiciais. 

O webinar será realizado por meio da plataforma Cisco Webex Meetings. As instruções para utilização e visualização do evento serão encaminhadas pela Escola dos Servidores do Tribunal de Justiça ao e-mail das serventias. 

Fonte: TJMT



Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support