Rede de Proteção à mulher inicia mapeamento de locais de atendimento à vítimas de violência doméstica e familiar

Com a sistematização de informações procura-se organizar os dados e disponibilizá-los para aperfeiçoar os atendimentos feitos na área da proteção à mulher

A Corregedoria-Geral da Justiça (Coger) e a Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar (COMSIV) realizou reunião com órgãos e instituições pertencentes a Rede Estadual de Proteção à Mulher, nesta segunda-feira, 28. A videoconferência teve objetivo de mapear os serviços e atendimentos fornecidos para vítimas de violência doméstica e familiar.

A iniciativa pretende aperfeiçoar os atendimentos e superar problemas e desafios. Além dos representantes do Judiciário acreano, também participaram do encontro membros da Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), da Secretaria de Estado de Assistência Social dos Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres (SEASDHM) e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.

Durante o encontro o juiz-auxiliar da Coger, Leandro Leri Gross, discorreu sobre a necessidade de aumentar e ampliar a articulação entre os integrantes da Rede de Proteção à Mulher e, consequentemente, melhorar os serviços de enfrentamento a violência doméstica e familiar. “As mulheres precisam saber onde procurar ajuda e ser bem atendidas quando precisarem”, comentou o juiz.

Para Lidiane Cabral, gerente do Departamento de Política para Mulheres, setor vinculado a secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, o início desse mapeamento de serviços é importante, mas também é preciso focar na capacitação do atendimento.

“Verificar todos os gargalos que temos na nossa rede de proteção é essencial. São muitos os desafios que não se limitam ao desenvolvimento de políticas públicas, mas a cultura machista que vivemos. Sem apoio da Rede, sem o apoio do Tribunal de Justiça, do Estado, da Defensoria, do Ministério Público e outros órgãos não seria possível”, disse Cabral.

Fonte: TJAC



Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support