CCOGE homenageia 14 personalidades que contribuem com a Justiça

Solenidade virtual foi organizada pela Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas, na manhã desta quinta-feira (17), e encerrou as atividades do Colégio em 2020

Mais 14 personalidades que contribuem com a Justiça brasileira foram homenageadas pelo Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (CCOGE) com a Medalha de Honra ao Mérito Desembargador Décio Antônio Erpen. A solenidade virtual, devido às restrições para evitar a disseminação da Covid-19, ocorreu na manhã desta quinta-feira (17), e foi organizada pela Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJAL), cujo corregedor-geral Fernando Tourinho é também presidente do CCOGE.

Em discurso, Tourinho falou sobre as adversidades enfrentadas pelo Judiciário durante a pandemia, reforçando a necessidade de união do Judiciário brasileiro. Ele agradeceu ao empenho da Comissão Executiva do CCOGE pela contribuição significativa para a Justiça durante a atuação em 2020 e deu as boas-vindas à equipe eleita para assumir em 02 de janeiro de 2021, que terá como presidente o desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira, da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão.

“Finalizo minhas poucas palavras parabenizando a todos os homenageados no dia de hoje, destacando que o reconhecimento que Vossas Excelências hoje recebem é simplesmente fruto de todo o trabalho que foi realizado ao longo de suas vidas profissionais, sintam-se orgulhosos desse legado e, nós agradecemos imensamente toda a contribuição realizada, todo o empenho e dedicação à Justiça brasileira”, comentou Tourinho.

Em nome de todos os homenageados, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, João Batista Rodrigues Rebouças, agradeceu pela concessão da honraria. Rebouças, quando foi corregedor-geral da Justiça naquele Estado, no biênio 2009-2011, atuou como presidente do CCOGE. Foi ele quem apresentou a proposta da Medalha de Honra ao Mérito Desembargador Décio Antônio Erpen – primeiro desembargador a presidir o Colégio.

“Estamos totalmente lisonjeados pela grandeza da honraria que nos foi tocada pelo Colégio Permanente dos Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do país, tão bem capitaneado pelo eminente e amigo, desembargador Fernando Tourinho de Omena Souza, a quem, em meu nome e em nome de todos homenageados reiteremos nossos mais sinceros agradecimentos”, disse.

Na oportunidade, o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Sebastião Costa Filho, representando todos os agraciados, recebeu a medalha de maneira presencial. Os demais homenageados receberão a honraria em momento oportuno.

Expectativas da próxima gestão
O desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira, em seu discurso, elogiou a atuação do desembargador Fernando Tourinho à frente do Comissão Executiva do CCOGE, principalmente por fortalecer a equipe durante a pandemia. Ele falou da necessidade de cooperação entre os corregedores-gerais de Justiça do Brasil e da Comissão Executiva eleita para atuar no próximo ano.

“Nós teremos, com ou sem pandemia, a oportunidade de acrescentar algo de inovador e belo nesse maravilhoso trabalho, Tourinho, que você, sem dúvida nenhuma, desenvolveu à frente do nosso Colégio; e você não está dispensado do trabalho, não. Esteja certo de que você será convocado como nosso conselheiro vitalício, como também todos os colegas que integram e que já passaram pelo Colégio”, ressaltou.

Segue lista dos homenageados:
Des. João Batista Rodrigues Rebouças, presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte; Senadora Simone Nassar Tebet, presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal; Des. Rubens de Mendonça Canuto Neto, conselheiro do CNJ; Des. Rodrigo Tolentino de Carvalho Colaço, ex-presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina; Des. Célia Regina De Lima Pinheiro, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Pará e Presidente eleita para o biênio 2021/2023; Des. Sebastião Costa Filho, vice-presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas; Desa. Eva Evangelista de Araújo Souza, decana do Tribunal de Justiça do Acre; Des. João Benedito da Silva, desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba; Dra. Kelly Cristina de Oliveira Costa, Juíza Federal; Dra. Silmary Alves de Queiroga Vita, juíza auxiliar da Corregedoria Geral da Paraíba; Dr. Diego de Almeida Cabral, juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça do Rio Grande do Norte; Dra. Kátia Parente Sena – juíza auxiliar da CGJI do Pará; Dra. Patrícia De Oliveira Sá Moreira – juíza auxiliar da CGJI do Pará; e Dr. Nilton Bianquini Filho, juiz da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas do Amapá.

Ascom CGJ/AL
imprensacgj@tjal.jus.br – (82) 4009-3826 | (82) 99104-9842



Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support