CORREGEDORIA DE PERNAMBUCO CELEBRA 50 ANOS COM PALESTRAS E HOMENAGENS

CORREGEDORIA DE PERNAMBUCO CELEBRA 50 ANOS COM PALESTRAS E HOMENAGENS

Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco (CGJPE) iniciou atividades em 12 de janeiro de 1971, sendo o desembargador João Batista Guerra Barreto o primeiro magistrado a exercer a função no órgão

Agenda 2030, Gabinete Virtual, Gestão Judicial, homenagens e apresentações culturais integram a programação do webinário 50 anos da Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco (CGJPE): atividades desenvolvidas pelo Judiciário através das corregedorias. Com carga horária de 4h/a, o evento acontece virtualmente nesta quarta-feira (14/7), das 10h às 12h e das 14h às 16h, através da plataforma Cisco Webex Events – para palestrantes, homenageadas e homenageados – e com transmissão ao vivo pelo Canal da Assessoria de Comunicação Social (Ascom CGJPE) no YouTube para pessoas inscritas no evento e público em geral. Link das 10h: https://youtu.be/oojV_V18nIE. Link das 14h: https://youtu.be/m6X9aHmTVBE

De acordo com o Edital Esmape CGJPE 13/2021, republicado na edição 125 do Diário de Justiça eletrônico (DJe) em 09 de julho, as inscrições para o webinário 50 anos da CGJPE estão abertas até 12 de julho para obtenção de certificado de participação na atividade. Magistradas, magistrados, servidoras e servidores do Poder Judiciário de Pernambuco (PJPE) podem se inscrever via Intranet do Tribunal de Justiça (TJPE) em https://www2.tjpe.jus.br/intranet – Sistema de Inscrição em Curso (SIC). 

Já o público externo possui duas formas de inscrição. Umas delas é através de mensagem para o e-mail ej.nec@tjpe.jus.br, informando nome completo, telefone para contato e número de CPF; a outra é via Sympla em https://www.sympla.com.br/50-anos-da-cgjpe–atividades-desenvolvidas-pelo-judiciario-atraves-das-corregedorias__1273407.

Programação – A partir das 10h, a primeira parte do webinário é voltada para o histórico da CGJPE, que completou 50 anos em 12 de janeiro de 2021 e tem como atual corregedor o desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo – trigésimo magistrado a assumir a função. Outro momento será a aposição do retrato do atual presidente do TJPE e corregedor-geral da Justiça no biênio 2018/2020, desembargador Fernando Cerqueira Norberto dos Santos, na Galeria de Corregedores da Justiça de Pernambuco.

Na sequência, ocorre a entrega simbólica do Diploma de Honra ao Mérito Jubileu de Ouro da CGJPE Desembargador João Batista Guerra Barreto – primeiro magistrado a assumir oficialmente a função de corregedor em 1971 – a 52 pessoas e instituições listadas no Ato CGJPE 02/2021, publicado na edição 122 do Diário de Justiça eletrônico (DJe) em 06 de julho. O momento ainda conta com apresentações musicais da servidora Simone Barreto e do prestador de serviço Leletto Motta, integrantes da equipe da Corregedoria.

Palestras – Ainda pela manhã, a procuradora de Justiça Maria Tereza Uille Gomes realiza a palestra de abertura do webinário com o tema Agenda 2030: o papel das corregedorias nas ações climáticas. Ela foi conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) entre 2017 e 2021, sendo presidente da Comissão Permanente dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030 e coordenadora do Comitê Interinstitucional da Agenda 2030 e do Laboratório de Inovação, Inteligência e ODS (Liods/CNJ). 

No segundo momento do webinário 50 anos da CGJPE, a partir das 14h, o juiz Jeremias de Cássio Carneiro de Melo traz a palestra Gabinete Virtual: a experiência do TJPB e a Justiça 4.0. Ele é subcoordenador do Gabinete Virtual do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), coordenador do Comitê Executivo de Proteção de Dados Pessoais e gestor do Macrodesafio ‘Fortalecimento da Estratégia Nacional de Tecnologia e de Proteção de Dados’. 

Por fim, o presidente do Colégio Permanente de Corregedores Gerais dos Tribunais de Justiça (CCOGE) e corregedor geral da Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira, realiza a palestra de final do webinário. O tema é A contribuição da Gestão Judicial para a construção de um Judiciário mais eficaz. O desembargador-corregedor Luiz Carlos de Barros Figueirêdo encerra o evento.

Os 50 anos da Corregedoria são organizados pelo Cerimonial e pela Ascom CGJPE em parceria com a Secretaria, o Gabinete e os demais setores da Corregedoria; e o apoio da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape). Fotos, textos, pinturas, site, vídeos e outros materiais são resultados de pesquisa da Organização do webinário junto ao Cerimonial, à Ascom, ao Centro de Estudos Judiciários (CEJ), à Biblioteca,, às secretarias (SAD, Seju, SGP e Setic) e à Diretoria Geral do TJPE e instituições diversas.
……………………………………………………………………………………………………………….
Texto e pesquisa: Francisco Shimada | Ascom CGJPE
Pesquisa: Daniela Mascena | Cerimonial CGJPE
Identidade visual: Natalie Jesus | Ascom CGJPE



Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support